CÂMARA TEMÁTICA DE TURISMO DO CODIVAP SE REÚNE EM CRUZEIRO
-------------------------------------------------
  3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODIVAP
-------------------------------------------------
  CODIVAP TURISMO AVALIA GESTÃO
-------------------------------------------------
  2a. REUNIÃO ORDINÁRIA CODIVAP
-------------------------------------------------





História

CODIVAP, 40 anos de história

Fundado em 10 de outubro de 1970, no Grande Hotel em Campos do Jordão, o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, comemora em 2010, 40 anos de existência.

Pioneiro no Brasil, o Codivap tem servido de paradigma para o surgimento de outros consórcios que estão se formando pelo país. Isto comprova a previsão feita pelo ex-prefeito de Pindamonhangaba, Caio Gomes Figueiredo, na década de 70, de que os prefeitos pouco produziriam por seus municípios e que os obstáculos seriam intransponíveis se sozinhos procurassem enfrentar determinados problemas. Foi com este espírito que o Codivap nasceu.

A instalação do Codivap foi precedida de várias reuniões, realizadas em algumas cidades do Vale do Paraíba, nas quais os prefeitos estabeleceram as metas que seriam buscadas pelo consórcio. Objetiva-se, com isso, tornar os municípios mais próximos, politicamente, uns dos outros. Previa-se também que o Vale do Paraíba, por estar no maior corredor industrial do país, cortado pela via Dutra e o rio Paraíba, tornaria uma megalópole, que exigiria soluções comuns para problemas comuns.

Em outubro de 1970, o  ex-ministro da Indústria e Comércio no governo Médice, Paulo Egydio Martins foi escolhido pelos prefeitos, por unanimidade, para ser o primeiro superintendente do Codivap, cargo que deixou mais tarde para ocupar o governo de São Paulo.

Em sua posse, Paulo Egydio afirmava que aceitava o convite por entender que deveria participar da "experiência histórica" que era a criação do Codivap.

Os municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião) ingressaram no Codivap no início da década de 80, época que os municípios Santa Isabel, Salesópolis e Guararema foram integrados politicamente à Grande São Paulo.

Atualmente presidido pelo prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerário, o CODIVAP vem contribuindo para o desenvolvimento da região por ser a única tribuna onde o prefeito tem direito a vez e voz. Ministros de Estado, Senadores da República, Secretários de Estado, Deputados, presidentes de autarquias e estatais, entre outras autoridades são sabatinados mensalmente, conhecendo a realidade da região e ajudando os chefes do Executivo Municipal a solucionarem problemas e obstáculos do cotidiano da vida política de uma cidade.